Quando se trata de saúde física, os pés “obscurecidos” podem ser os mais esquecidos. Na verdade, os pés são a “lupa” da saúde de todo o corpo, e suas mudanças sutis podem refletir uma variedade de doenças potenciais.
Há poucos dias, o “MSN Life Network” dos EUA apresentou os segredos da saúde revelados pelos pés, e o “Life Times” convidou especialistas para interpretá-los para você.
Mais da metade das pessoas tem doença nos pés
Para manter sua aparência, algumas pessoas fazem cosméticos e até gastam muito dinheiro em compras no exterior. Algumas pessoas preferem cuidados para as mãos, manutenção regular e máscaras para as mãos … Em comparação com o que as pessoas pagam em seus rostos, mãos, pés parece miserável.
É como um “coolie”. Embora pareça feio, é diligente e trabalhador. Não apenas satisfaz todas as atividades diárias das pessoas, mas também suporta o peso do corpo humano.
Os dados mostram que os pés de uma pessoa têm que caminhar em média 125.000 quilômetros ao longo da vida, e cada passo tem que suportar de 3 a 5 vezes o peso do corpo.
É um papel tão “ereto”, mas não tem recebido a atenção que merece. Muitas pessoas não só não cuidam bem dele, mas mesmo os cuidados básicos e o banho de pés são difíceis de fazer.
De acordo com os dados da pesquisa do Departamento de Dermatologia da Associação Médica Chinesa, uma em cada duas pessoas no país sofre de doenças nos pés, e a proporção de adultos chega a 75%.
Zhang Hongmei, diretor do Primeiro Departamento de Ossos e Articulações do Hospital Beijing Wangjing, disse que a incidência de doenças nos pés na China é alta e os dados clínicos e de pesquisa são basicamente consistentes.
Por outro lado, as pessoas geralmente não prestam atenção à higiene e aos cuidados com os pés. Não lavam os pés e ficam vários dias com um par de sapatenis masculino e meias sem trocá-los.
Algumas mulheres usam roupas altas e apertadas altas, os calcanhares são bonitos e os pés são estreitos. O espaço deformado não consegue o relaxamento adequado, o que leva a doenças superficiais como tinha dos pés, alergias, pés muito arqueados e fascite plantar.
O que é mais sério é que existem algumas doenças nos pés aparentemente menores, mas existem doenças internas por trás delas. Infelizmente, como as pessoas não conhecem os cuidados com os pés, muitos pacientes que procuram o médico não sabem disso.
Não ignore esses 10 sintomas do pé grande
O pé humano tem 26 ossos, 33 articulações, mais de 100 tendões e músculos e muitos nervos e vasos sanguíneos que conectam o coração, o cérebro e a coluna vertebral. A aparência incomum do pé humano pode ser um sinal de alerta peça o corpo.
A lesão no pé é difícil de curar. Úlceras teimosas são um dos graves sinais de alerta do diabetes. O principal motivo é que níveis elevados de açúcar no sangue podem causar danos aos nervos, enfraquecer a transpiração e a capacidade de cura, levando a “pés diabéticos” e, em casos graves, infecção ou até amputação.
Os pés sempre estão frios. Pode ser hipotireoidismo. A tiroxina é a principal força na regulação do metabolismo.
Secreção insuficiente pode causar metabolismo anormal e regulação da temperatura corporal. A capacidade do corpo de gerar calor é muito afetada, causando frio nas mãos e nos pés.
1. Entorpecimento
A dormência está principalmente relacionada à neuropatia. Se você costuma sentir dormência nos pés, ela pode ser causada por atrofia nervosa nos pés, tornozelos ou costas. Deve-se observar que o formigamento de curto prazo pode ser causado por sapatos muito apertados, então não se preocupe.
2. Cãibras nos pés
A desidratação geralmente causa cãibras musculares. Ao mesmo tempo, a falta de nutrientes como potássio, magnésio e cálcio também pode causar cãibras.
3. Siga a dor
Cuidado com a fascite plantar e hipertensão do calcâneo. Quando me levanto ou me levanto de uma cadeira, sinto uma dor forte na parte inferior do meu calcanhar. Depois de alguns passos, a dor foi ligeiramente aliviada e então aumentou. O uso de sapatos, chinelos, etc. muito apertados e velhos pode agravar os sintomas.
4. O dedão do pé aumenta de repente
O aparecimento súbito de vermelhidão, inchaço, calor e dor nas articulações requer atenção médica imediata, que pode ser causada por gota, artrite, infecção e trauma.
5. Toupeiras nos pés
O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, incluindo os dedos dos pés, portanto, não perca os pés ao verificar a pele. Quando uma verruga inexplicável aparece, pode ser um sinal de câncer de pele.
6. Unhas dos pés amarelas
As infecções fúngicas podem facilmente causar amarelecimento e espessamento das unhas dos pés; além disso, doenças respiratórias, linfedema e artrite reumatóide também podem causar unhas amarelas.
7. Inchaço do tornozelo
Cuidado com as doenças renais. Os rins têm a função de rastrear os nutrientes. Uma vez que funcionam de forma anormal, os fluidos corporais são difíceis de drenar para fora do corpo a tempo, causando inchaço, e o inchaço mais evidente dos pés.
8. Os dedos dos pés não têm pelos
A calvície repentina nos dedos dos pés pode ser causada por doença arterial periférica (não obtendo sangue suficiente nas extremidades).
A doença arterial periférica é um importante sinal de alerta de doença cardíaca ou derrame, porque o bloqueio arterial da perna geralmente está relacionado a outras partes do corpo. O bloqueio dos vasos sanguíneos está relacionado.
9. Os dedos dos pés são redondos e planos
Cuidado com o câncer de pulmão ou doenças cardíacas. Doenças pulmonares, como fibrose pulmonar e câncer de pulmão, podem fazer com que o sangue flua para os pequenos vasos sanguíneos das unhas dos pés, fazendo com que os tecidos incham, resultando em dedos redondos e planos (clinicamente chamados de dedos tortos).
Doenças cardíacas, hepáticas, digestivas e certas infecções também podem causar a deformação dos dedos dos pés.
10. Linhas vermelhas aparecem sob as unhas dos pés
Cuidado com a endocardite. Isso é o resultado de pequenos coágulos sanguíneos que destroem os capilares sob as unhas dos pés e causam a ruptura dos vasos sanguíneos. A endocardite pode levar à insuficiência cardíaca se não for tratada a tempo.
Armas mágicas em mente para proteger seus pés
Alguns especialistas médicos estrangeiros acreditam que: “O pé é o segundo coração do corpo humano.”os pés, especialmente as solas, são o reflexo áreas de muitos órgãos internos.
De acordo com a teoria holográfica biológica, como as orelhas, o segundo lado metacarpo e outras partes, os pés tornam-se um microcosmo do corpo humano e estão intimamente relacionados com os órgãos de todo o corpo.
De acordo com a teoria da medicina chinesa, o pé também é uma parte importante da circulação dos meridianos do corpo humano e da distribuição dos pontos de acupuntura.
Os três meridianos de Foot Sun, Foot Shaoyang e Foot Yangming param no pé, e os três meridianos de Foot Taiyin, Foot Jueyin e Foot Shaoyin Começa nos pés e está intimamente ligado aos órgãos internos da cabeça, rosto, tórax e abdômen.
Existem 33 pontos de acupuntura meridianos tradicionais no pé, representando 1/10 dos pontos de acupuntura de todo o corpo. Eles têm certos efeitos no diagnóstico e inspeção, tratamento e cuidados de saúde.
Mergulhe os pés com frequência. Como diz o ditado: “Mergulhe os pés todos os dias, melhor do que tomar tônicos.” Água quente é frequentemente usada ou de acordo com sua própria condição, o uso da medicina chinesa para o escalda-pés pode acelerar a circulação sanguínea e até mesmo melhorar o suprimento de sangue para o coração, que é benéfico para eliminar a dor, dormência e inchaço das pernas e pés.
Sintomas de fadiga, como dor e desconforto. Especialmente para os idosos, é recomendado desenvolver um bom hábito de molhar os pés com água quente ou medicina chinesa antes de ir para a cama todas as noites. Use água quente a cerca de 40 ℃ por 20-30 minutos.
Exercite regularmente. O exercício pode exercitar os músculos dos pés e é uma boa maneira de protegê-los. Recomenda-se manter o exercício de panturrilha e pé por 30 a 60 minutos todos os dias. Levantamento de calcanhar, extensão de joelho, enganchar, chutar, etc. são todos aceitáveis.
Com o aquecimento do tempo, as doenças nos pés também entrarão em um período de alta incidência. Recomenda-se que todos estejam atentos à higiene dos pés, troquem as meias a tempo e usem calçados masculinos macios, confortáveis e respiráveis.