Uma boa safra agrícola demanda um bom planejamento, insumos e o uso de técnicas adequadas para cada tipo de cultura. Você sabe o que é o escalonamento agrícola e os benefícios que ele traz para a produção? Confira todos os detalhes a seguir!
Uma boa produção agrícola requer técnicas que garantam a produção e a manutenção da saúde do solo, das frutas e dos micro-organismos que habitam.
Para não perder a safra, é preciso planejar bem a produção agrícola, já que o rendimento de determinada cultura depende da otimização de processos, dos insumos utilizados e do tempo necessário para a produção.
É preciso também contar com uma boa infraestrutura, composta por um bom canhão de irrigação, para garantir uniformidade na rega. Veja a seguir por que a técnica do escalonamento é fundamental para a agricultura.
O que é escalonamento
Essa é uma técnica que prevê o uso eficiente de recursos para a produção agrícola, suprindo a demanda do consumidor e respeitando o tempo previamente estabelecido para a comercialização.
Dependendo da cultura em questão, o tempo para a colheita pode demandar períodos produtivos mais duradouros. E se deve analisar os ciclos de cada espécie vegetal antes de definir o calendário de cultivo. Assim, o escalonamento da produção é fundamental para organizar o cultivo de diferentes espécies ao longo do tempo.
No sistema agrícola escalonado, é preciso que a colheita ocorra de forma diária, semanal ou quinzenalmente. O escalonamento permite que, assim que a colheita é feita, os canteiros sejam preparados para receber novas mudas e iniciar um novo cultivo.
Ao cultivar diversas espécies, é fundamental verificar quais os cuidados que se deve ter com cada uma a fim de não prejudicar o desenvolvimento de alguma delas. Também é fundamental que o escalonamento ocorra desde o início da produção, desde antes da implantação de uma determinada cultura, a partir de estratégias que reduzam perdas e aumentem a produtividade.
Fatores a serem considerados
Para um bom escalonamento agrícola, é preciso considerar diferentes fatores. Além da cultura que será cultivada (que deve ser escolhida após uma análise minuciosa sobre a densidade populacional que a área de cultivo suporta, o manejo de pragas, o porte, a produtividade e os tratos culturais), é preciso calcular o tamanho necessário para o cultivo (considerando a mão de obra necessária e o processo de escoamento da produção).
Também é fundamental realizar o pousio (ou seja, considerar a ausência de culturas no terreno para preservar a saúde do solo, favorecer a ciclagem de nutrientes e reduzir ervas daninhas), observar o mercado consumidor daquela cultura, a demanda, o uso adequado de tecnologia e como será o escoamento da produção até os consumidores. Por fim, é fundamental analisar a viabilidade econômica da produção (como é a projeção de gastos e a estimativa de receita).
Vantagens do escalonamento agrícola
Essa técnica traz diversos benefícios para uma produção. Uma delas é a garantia de que a produção seja escalonada de acordo com a demanda – qual será a quantidade, qualidade e frequência de tecnologias adotadas.
O tipo de exploração também é mais diversificada no escalonamento, o que permite o desenvolvimento de diferentes espécies. Os recursos de produção são usados de forma eficiente, assegurando a execução dos trabalhos de forma a atender a demanda dos consumidores sem atrasos.
O planejamento do escalonamento da produção traz ganhos ainda maiores aos agricultores. A automatização de alguns sistemas pode ser uma boa solução para trazer assertividade e estratégia para a produção. Para potencializar ainda mais a produção que conta com escalonamento, é fundamental diversificar ciclos e fazer a rotação de culturas. Plantar uma única espécie aumenta o risco de incidência de pragas, aumenta a necessidade de aplicar fungicida e eleva os custos produtivos.