O CRM imobiliário é uma ferramenta que ajuda a otimizar a rotina e traz resultados positivos, por meio da análise de dados, mas as imobiliárias precisam saber escolher a melhor opção.
O mercado imobiliário é conhecido por seu tradicionalismo, mas nos últimos anos, também passou a aderir ferramentas tecnológicas. Seu principal objetivo é otimizar os processos, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente.
Entre os vários recursos disponíveis para isso, um dos que mais se destacam é o CRM imobiliário. Por meio dele, os corretores conseguem se orientar e organizar a rotina.
Isso é possível porque a plataforma traz diferentes funcionalidades, como produção de relatórios periódicos, envio de lembretes, gestão de leads e cadastro de clientes.
A verdade é que negócios dos mais variados setores utilizam essa ferramenta, tendo em vista todas as facilidades que pode trazer para a rotina de trabalho.
Para que a imobiliária se modernize e otimize seus processos internos, nada melhor do que contar com esse recurso, e neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre ele.
Entenda qual é o conceito de CRM imobiliário, como essa ferramenta funciona e quais são as vantagens de inseri-la no dia a dia.
O que é CRM imobiliário?
CRM é uma sigla em inglês que significa Customer Relationship Management (gestão de relacionamento com o cliente). Trata-se de um sistema que intermedia o relacionamento entre a empresa e seus clientes.
No ramo imobiliário, auxilia os corretores a registrarem informações sobre os clientes, enquanto os gestores conseguem acompanhar o desempenho da equipe, por meio de dados detalhados.
O sistema reúne outras vantagens para os profissionais porque automatiza os processos e torna a interação entre os envolvidos muito mais simples e fácil.
Um fabricante de regua de tomadas profissional pode usar diferentes tipos de CRM, assim como acima podem escolher a plataforma mais condizente com sua rotina.
Existem opções que realizam todos os procedimentos da negociação, desde o momento em que o potencial cliente entra no funil de vendas até a concretização do negócio, sendo este uma venda ou locação.
Todas as informações geradas e armazenadas são compiladas para que seja mais fácil elaborar os relatórios. Gerar esses dados é importante porque permite construir um banco de dados completo e útil para decisões mais assertivas.
Mas isso é possível porque a plataforma CRM mostra o comportamento dos consumidores e reúne informações que ajudam os profissionais a entregarem bens e serviços de acordo com as necessidades das pessoas.
Investir nesse recurso é essencial para garantir a otimização dos processos e do tempo necessário para realizar as atividades. Ele também auxilia as empresas para que possam se adequar aos perfis e aos comportamentos de seus clientes.
Como funciona o CRM imobiliário
Antes de contratar uma plataforma CRM, um fabricante de cano de 2 polegadas para irrigação precisa conhecer seu funcionamento, e a mesma coisa se aplica na hora de contratar um CRM imobiliário.
É essencial ter esse conhecimento porque existem opções diferentes disponíveis no mercado, no entanto, as mais indicadas sempre são aquelas que garantem uma experiência completa para gestores e corretores.
O funcionamento acontece quando o potencial cliente demonstra interesse em obter informações sobre o imóvel anunciado pela imobiliária em diferentes canais, como:
- Site institucional;
- Portais;
- Landing page;
- Anúncios na internet.
A plataforma pode ser integrada ao site, landing page ou qualquer outro tipo de recurso mais elaborado, como no caso dos portais especializados. É assim que ela vai receber as informações cadastradas e auxiliar o corretor durante a jornada de compra.
Por meio da inserção dos dados na plataforma onde a propriedade foi anunciada, as informações do cliente serão enviadas para um banco de dados dentro da ferramenta CRM.
A partir disso, o corretor vai ter acesso a essas informações e começar para interagir com o potencial cliente. Aos poucos, consegue entender um pouco mais as necessidades do futuro comprador, como imóveis com taco de madeira para porta.
O CRM imobiliário vai monitorar e armazenar todas as interações que ocorrerem entre o corretor e o lead, incluindo propostas, negociações, dentre outras informações importantes.
É com base nelas que a imobiliária terá mais conhecimento e autonomia para as decisões dentro da jornada de compra. Em linhas gerais, ela saberá o melhor momento para fazer a abordagem, boas estratégias de negociação, entre outros.
Importância do CRM para imobiliárias
Hoje em dia, as empresas conseguem gerar uma grande quantidade de leads e isso por si só já justifica a importância da ferramenta CRM.
Cerca de 85% dos interessados em um imóvel fazem o primeiro contato com o corretor ou a imobiliária por meio dos canais digitais.
Aliás, essa é a realidade de empresas dos mais variados segmentos, como no caso de um fabricante de caixa de hidrante inox com porta de vidro. Diante disso, o mercado imobiliário também precisa evoluir.
Corretores que não contam com as facilidades da tecnologia sentem mais dificuldades para lidar com as mudanças comportamentais dos clientes, e consequentemente perdem muitas oportunidades.
De acordo com o CRECI, cerca de 200 novas imobiliárias abrem no Brasil todos os meses e elas já nascem dentro do modelo 4.0 dividido entre setores de administração, pré-venda, marketing, pós-venda, captadores e corretores que se responsabilizam pelo negócio.
Tudo isso acaba por formar um ciclo virtuoso em que as responsabilidades são bem delegadas e contam com as facilidades do CRM imobiliário. A integração entre os times potencializa os resultados.
Mais do que isso, os processos se tornam mais completos e eficientes, facilitando a atração, conversão e retenção de clientes.
Pesquisar sobre banner fachada preço para destacar o estabelecimento é fundamental, mas a imobiliária também precisa do CRM para captar leads, fazer anúncios, qualificar os leads, fazer pré-vendas e vender.
Vantagens e benefícios do CRM imobiliário
O CRM imobiliário traz uma série de vantagens para corretores e gestores, e dentre as que mais se destacam estão:
Automatização de tarefas
Por meio desse recurso, a equipe consegue automatizar tarefas do dia a dia, como coletar e armazenar informações de potenciais clientes.
Eles também conseguem reduzir o tempo para realizar suas tarefas e manter o foco em ações estratégicas que melhoram sua produtividade e trazem resultados concretos para a imobiliária.
Organiza e controla processos comerciais
Quando os corretores não sabem quantos clientes estão em atendimento, é sinal de que precisam da ferramenta CRM.
Outro indício é quando não se sabe quantos atendimentos a equipe está realizando. Sem essas informações, não é possível fazer uma boa gestão de equipe, pois ninguém sabe se a meta está próxima e o que precisa ser feito.
Por meio de um CRM genérico, uma empresa de dobrador tubo de cobre sabe quantos leads precisa gerar para fazer uma venda.
Tendo em vista a complexidade das negociações imobiliárias, contar com esse recurso é indispensável para não perder tempo com potenciais clientes que não estão prontos para comprar e dar mais atenção para aqueles que possuem perfis adequados.
Reduz o trabalho manual
Uma vez que o recurso consegue automatizar as tarefas, o trabalho manual diminui, e isso permite que corretores e gestores mantenham o foco nas negociações e tarefas estratégicas.
Sua função de captar e armazenar informações libera os profissionais de processos manuais e fomenta o desenvolvimento de uma rotina moderna e eficiente.
Dados centralizados
Todo tipo de empresa, como aquelas que realizam teste de tinta, precisam lidar com os dados de seus clientes da melhor forma, e as imobiliárias também têm essa necessidade.
Uma das maiores vantagens do CRM imobiliário é que ele centraliza todo o histórico de relacionamento com o cliente, algo fundamental em um mercado com um ciclo de vendas que costuma durar 12 meses.
É muito comum voltar a falar com pessoas que o corretor nem mesmo se lembra, tampouco consegue lembrar quais imóveis ele já mostrou.
Mas a partir do momento em que a empresa consegue reunir todas as informações em um único lugar, fica muito mais fácil se reconectar com as pessoas e fechar a venda.
Aumenta a produtividade
Tanto uma empresa de irrigação gramado residencial quanto uma imobiliária precisam investir em maneiras de aumentar sua produtividade, e a ferramenta CRM ajuda nesse sentido.
Isso é muito importante para que os profissionais consigam apresentar bons resultados e reduzir o ciclo de vendas.
Considerações finais
Contar com uma boa ferramenta de CRM imobiliário é fundamental para o dia a dia dos corretores e gestores. Por ser um trabalho que envolve muitos aspectos burocráticos, tudo o que puder facilitar é bem-vindo.
A plataforma consegue otimizar o dia a dia de trabalho, aumentar a produtividade dos profissionais e ainda garante a satisfação de clientes e potenciais clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.