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Palavra-chave:Saiba qual a função em uma estratégia e conheça 5 tipos!

Atualmente, uma grande parcela da população utiliza a internet como principal fonte de informações e canais de vendas. Portanto, os buscadores utilizam algoritmos que selecionam as melhores palavras-chave para encontrar um conteúdo. 

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Compreender como funcionam os algoritmos e a importância de escolher as melhores palavras-chave para utilizar em seu site, melhora o posicionamento da marca nos buscadores online. 

Sendo o posicionamento no Google o objetivo da grande maioria das empresas, pois devido a uma série de fatores, como velocidade, algoritmos e reconhecimento da marca, é a plataforma de busca que mais se destaca na internet. 

Portanto, para ter visibilidade para um conteúdo online, é importante ter um bom posicionamento e aparecer logo nos primeiros lugares dos resultados, principalmente, quando se digita envelopamento automotivo cinza nos buscadores.

Para isso, compreender sobre o funcionamento desses algoritmos do Google e estratégias para potencializar o seu tráfego orgânico, como a utilização de palavras-chave, é a melhor opção para o empreendedor.

Portanto, ao longo do texto será apresentado o conceito de palavra-chave na internet, porque elas são tão importantes e como definir uma palavra-chave. 

O que é palavra-chave?

Às palavras-chaves são termos ou um conjunto de palavras que possui o propósito de descrever de forma sucinta o tema de algum conteúdo, seja ela um artigo científico, um site, um texto informativo e diversos outros. 

Na internet possui o intuito de ser utilizado como uma ferramenta de busca, com o objetivo de apresentar ao usuário dos buscadores resultados de pesquisas relevantes, ou seja, é algo essencial e complexo como uma chave canivete codificada.

Sendo dessa forma, quando o assunto é sites e postagens em blogs, o buscador mais popular é o Google. 

Entretanto, as palavras-chave também são utilizadas em bases de dados científicas, como o Google acadêmico, PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde, entre outras.

No marketing digital, as palavras-chave são utilizadas para dar um direcionamento do tipo de conteúdo que será postado nas páginas, sendo o primeiro tópico a ser escrito na estruturação de um site. 

Sendo assim, em um mundo virtual, as palavras-chave são como uma luz iluminando o caminho das informações e direcionando o usuário ao seu objetivo final, obter o conteúdo desejado. 

Por que as palavras-chave são tão importantes?

A internet se tornou um potente veículo de informação no século 21, principalmente o buscador Google. 

Portanto, é possível encontrar qualquer tipo de conteúdo, de clínica veterinária 24 horas até mesmo lojas especializadas em serviços automotivos. 

Para obter informações sobre o tempo, as notícias do dia e até mesmo para chegar em artigos como esse, provavelmente o usuário da internet utilizou o Google, inclusive clicou nos primeiros resultados que apareceram. 

Para isso, foi necessário uma série de esforços dos criadores dos sites para o posicionamento do conteúdo nas primeiras páginas de pesquisa do Google. 

Esses esforços englobam diversas táticas de SEO, uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, que em português significa otimização para motores de busca. 

Dentro das táticas de SEO existe a escolha das palavras-chave, pois essas são o primeiro passo para estruturar um conteúdo, depois da escolha do tema, e por que auxiliar na busca por clientes em potencial.  

Sendo assim, as palavras-chave são a porta de entrada, a vitrine do seu negócio, pois faz com que o usuário tenha um vislumbre do assunto que trata o seu site e o tipo de conteúdo produzido nele. 

Tipos de palavras-chave

As palavras-chave podem ser classificadas de acordo com sua estrutura, facilitando a escolha do redator na hora de inseri-las no texto do site. 

Essa classificação engloba: 

  • Palavras-chave de cabeçalho ou cauda curta; 
  • Palavras-chave de cauda longa; 
  • Palavras-chave de navegação; 
  • Palavras-chave de informação; 
  • Palavras-chave transacionais. 

As palavras-chave de cauda curta e longa são as que merecem maior foco devido a sua importância e utilização e portanto serão explicadas ao longo do texto. 

As palavras-chave de navegação são geralmente utilizadas para marcas e sites, como “Google”, “Gmail” ou “Instagram”, ou seja, o nome propriamente dito do site. 

As palavras-chave de informação são utilizadas com o intuito de aprender algo, e são constituídas das seguintes palavras: como fazer alguma coisa, dicas para fazer algo e quais as melhores opções de algo. 

Por fim, as palavras-chave transnacionais são aquelas que o cliente digita com o objetivo de comprar algo online, como “compra de saco laminado” ou “preço de determinado item”. 

Palavras-chave de cauda curta

As palavras-chave de cabeçalho são aquelas composta por um ou dois termos, ou seja, elas são curtas e geralmente se encontram antes do texto, concentrando-se no título. 

Esse tipo de palavra não são tão específicas, pois são curtas e carregam poucas informações, portanto, o Google irá apresentar uma busca pouco precisa e com resultados que não são do interesse do usuário.  

Palavras-chave de cauda longa

São aquelas formadas por três ou mais palavras, gerando frases, como pasta personalizada para empresa

Utilizar esse tipo de palavra-chave afunila os resultados de pesquisa, trazendo conteúdos mais específicos e que sejam do interesse do cliente. 

O Google possui a opção de dar resultados apenas com as palavras-chave digitadas, excluindo páginas que não possuem todas as palavras.

Atualmente, são as mais utilizadas na internet, devido a sua especificidade, sem contar que houve um aumento da utilização devido às pesquisas por voz do Google, um recurso para facilitar a acessibilidade e navegação das pessoas na internet. 

Alguns pesquisadores acreditam que as palavras de cauda longa são como minas de ouro, pois geram um aumento do tráfego orgânico em sites e atraem visitantes realmente interessados no conteúdo da página.

Diferentemente das pesquisas realizadas com palavras-chave de cauda curta, onde os usuários até podem clicar em seus conteúdos, mas existe uma probabilidade muito grande de não ser o conteúdo que desejam consumir. 

Encontrar palavras de cauda longa não é uma tarefa difícil, muitas vezes basta utilizar o mecanismo de completar do Google, que gera sugestões populares apenas com a inserção de algumas palavras iniciais da frase.  

Nesse mecanismo, quando se digita persiana, aparece diversas outras opções já pesquisadas, como persiana preta, persiana double vision marrom, entre outros exemplos. 

Dicas para selecionar as melhores palavras-chave

Escolher o melhor compilado de palavras-chave para o seu conteúdo não é uma tarefa fácil, tendo em vista o peso e a importância da utilização dessas palavras. 

Portanto, seguem algumas dicas: 

  • Utilize ferramentas especializadas; 
  • Opte por palavras-chave de cauda longa; 
  • Utilize palavras-chaves populares; 
  • Faça uma pesquisa de mercado. 

Sendo assim, as dicas a seguir provavelmente será um processo mais simples de ser realizado, e o SEO terá um desenvolvimento positivo.  

Dica 1- Utilize ferramentas especializadas

Atualmente existe uma série de sites e aplicativos que pesquisam as palavras-chave mais adequadas para o seu conteúdo. 

Um exemplo é o planejador de palavras-chave do Google, disponibilizado de forma gratuita pelo Google Ads, uma das principais plataformas de publicidade e anúncios do Google.

Utilizar softwares que automatizam a criação de palavras-chave, principalmente, o do Google, proporciona diversos benefícios, como:

  • Sugestões de novas palavras; 
  • Dados estatísticos;
  • Conhecer o custo da palavra-chave nas pesquisas;
  • Organizar as palavras-chave;
  • Criar novas campanhas de forma fácil.

Essa plataforma além de fornecer as melhores palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo, também apresenta estatísticas do número de vezes em que as pessoas pesquisam por determinadas palavras, como esquadria alumínio preta.

Dica 2- Utilize palavras-chave de cauda longa

Como explicado ao longo do texto, quando utiliza-se frases longas que contenham as palavras-chave a probabilidade de encontrar o conteúdo de interesse é maior. 

Portanto, se você encontrar as palavras certas e elas forem específicas, a probabilidade do público que vier visitar o seu site e estar realmente interessado no seu produto é maior.  

Dica 3- Utilize palavras-chave populares

Esteja atento às tendências do mercado durante a escolha de palavras-chave, principalmente, quando ocorrem mudanças nos termos ou criação de novos conceitos. 

Existem diversas palavras-chaves que são sinônimos uma das outras, portanto, também invista em descobrir qual dos sinônimos está sendo mais utilizado naquele momento. 

Dica 4- Faça uma pesquisa de mercado

Antes de estruturar um conteúdo é extremamente importante realizar pesquisas de mercado para descobrir o que o público está interessado em consumir e como sua marca está posicionada no mercado. 

Outra dica é observar como seus concorrentes vendem seus produtos e posicionam seus conteúdos na internet. Observe suas estratégias de marketing digital, seja para venda de sapatos até para limpeza de carpete automotivo e busque superá-las.  

Considerações finais

Portanto, a partir do que foi abordado é possível compreender a importância de utilizar as palavras-chaves no posicionamento do buscador Google. 

Além de observar os diversos tipos de palavras e como utilizá-los em seu site ou loja online. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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