SEO é uma das estratégias de marketing digital mais importantes por que ele melhora a página e seus conteúdos para que fiquem bem posicionados nos resultados de pesquisa.
Estar bem posicionado é essencial porque o comportamento comum entre os usuários é visitar os primeiros links que aparecem na página de resultados. As pessoas sabem que eles são colocados ali porque têm mais credibilidade e oferecem a melhor resposta.
Se uma página está bem posicionada, então ela terá mais condições de atrair um bom número de visitantes interessados em seus conteúdos. Hoje em dia, isso é muito importante porque gera oportunidades de negócio.
Isso ficou ainda mais evidente depois que as vendas pela internet começaram a crescer. O consumidor moderno pesquisa no Google os produtos e serviços que deseja ou qualquer outra informação relacionada a uma necessidade.
Marcas que conseguem uma boa colocação de maneira orgânica acabam atraindo mais visitantes e consequentemente tendo mais oportunidades de vendas.
Devido à importância dessa estratégia, este artigo vai explicar quais são as principais técnicas de SEO, como escolher palavras-chave relevantes e falar um pouco sobre as melhores práticas para criar conteúdo otimizado.
Principais técnicas de SEO on-page
Existem diversas técnicas de SEO on-page que podem ser aplicadas para melhorar o SEO do site. São elas:
Uso estratégico de palavras-chave
Esta é uma das principais estratégias para conseguir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa e seu sucesso está relacionado aos critérios usados pelo Google para destacar uma página.
A plataforma valoriza canais que pareçam ser mais adequados para os leitores, então é fundamental investir em assuntos autênticos e interessantes para a persona.
Supondo que seja um conteúdo sobre logística reversa, é fundamental usar termos relevantes e compatíveis com o ramo de atuação.
Título da página
O título de uma página é como se fosse seu cartão de visitas, pois é o primeiro contato que o usuário terá com a organização no buscador, portanto, ele precisa saber atrair o visitante.
Deve-se criar um título por página, utilizar a palavra-chave escolhida, inserir o nome da marca e evitar separar os termos com vírgulas. Além disso, é fundamental lembrar que o Google exibe até 65 caracteres nos resultados.
Limitar-se a essa quantidade é importante para que o usuário possa ler todo o título do conteúdo e ser atraído por ele.
URL amigável
Uma URL amigável é aquela que é fácil entender, tanto por parte dos usuários quanto por parte do próprio Google. Este é um dos critérios mais importantes para fazer SEO on-page com eficiência. Portanto, para criar uma boa URL é necessário:
- Incluir a palavra-chave;
- Encurtar o endereço;
- Evitar caracteres especiais;
- Substituir espaçamentos por traços.
Lembrando que ela precisa estar de acordo com o título da página, de modo que o usuário encontre algo simples e direto.
Otimizar as imagens
Supondo que a empresa queira publicar uma imagem de fachadas em ACM 3D, precisa utilizá-la para contribuir com as estratégias de SEO.
Para isso, o arquivo deve ter um nome simples e direto, contar com texto alternativo que vai auxiliar o Google, além de ser leve e estar totalmente de acordo com o assunto do texto.
Usar links internos
Os links internos têm a função de manter o leitor no site e mostram para o Google a relação entre os conteúdos. As conexões entre as páginas do site ou entre elas e as páginas e de outras plataformas melhoram os acessos orgânicos.
Elas garantem um bom posicionamento no ranking de pesquisa, além de trazerem uma experiência muito melhor para o usuário.
Os mecanismos de busca consideram os links internos que realmente fazem sentido, por isso, eles devem se complementar e fazer parte da mesma categoria de assuntos.
Como escolher palavras-chave relevantes
Um despachante próximo de mim precisa saber escolher palavras-chave relevantes e posicioná-las estrategicamente para atrair tráfego qualificado.
O primeiro passo é se colocar no lugar da persona para entender o que exatamente as pessoas estão procurando e de que maneira elas procuram essas informações.
Mesmo que o material seja completo e fale tudo sobre o tema abordado, na hora de desenvolvê-lo e inserir as palavras-chave, é necessário pensar no modo como o leitor pesquisaria sobre o assunto na internet.
Outro elemento fundamental para escolher esses termos é pensar no objetivo da estratégia. Supondo que a organização queira atrair visitantes para aumentar o tráfego, a escolha das palavras-chave pode ser diferente.
Em linhas gerais, o objetivo definido vai influenciar o trabalho e a maneira como será alcançado. Também é interessante pesquisar as palavras usadas pelos concorrentes, mas isso exige bastante cuidado.
Embora fazer essa pesquisa ajude a escolher bons termos, não significa copiar da concorrência o que ela está usando, na verdade, o processo consiste em simplesmente analisar outras companhias.
Também é uma maneira de traçar uma estratégia ou melhorar as ações que já foram criadas. Uma terceirizada de operador de empilhadeira terceirizado pode usar uma ferramenta oferecida pelo próprio Google, conhecida como Google AdWords.
Embora seja a plataforma de anúncios do buscador, pode ajudar muito a escolher palavras-chave, visto que traz ótimas ideias nesse sentido.
Também existem muitas outras ferramentas que podem ser usadas, como o Ubersuggest e o Google Keyword Planner.
Como criar conteúdo otimizado
Conteúdos otimizados colaboram muito com as estratégias de SEO, e uma das formas de fazer isso é criar uma sessão de perguntas e respostas na página principal do site.
Para os algoritmos dos buscadores, quanto mais informações correspondentes ao que o usuário está pesquisando estiverem na página indexada, melhor será sua classificação.
A marca precisa lembrar que cada pessoa vai fazer uma pesquisa individualizada, de acordo com suas próprias convicções. Com isso em mente, o ideal é que um fabricante de troféus de acrílico trabalhe com perguntas e respostas abrangentes.
Também é interessante criar um índice com todos os conteúdos, e o objetivo dessa estratégia é demonstrar que o material consegue corresponder às intenções de pesquisa e respondem ao que os usuários estão solicitando.
Os tópicos dos conteúdos devem ser transformados em índices e listados logo no início do artigo, além de adicionar as palavras-chave aos títulos.
A marca pode escrever subtítulos em formato de perguntas, uma tática interessante para mostrar que a página oferece respostas para as dúvidas e ainda garante uma boa experiência de navegação.
O criador de conteúdo pode até mesmo usar ferramentas de perguntas e respostas para encontrar os principais questionamentos. Elas vasculham a internet procurando as perguntas mais comuns para temas variados.
Os textos publicados no blog de um centro veterinário especialista em dermatologia são bem estruturados porque isso colabora muito com as estratégias de SEO.
As tags dos cabeçalhos funcionam como se fosse o esqueleto do conteúdo e ajudam a mantê-lo com uma estrutura bem organizada. É um processo muito importante para que o público consiga acessar um esboço e entender o que esperar da leitura.
Para os buscadores, essa estruturação é essencial porque ajuda a indexar a página corretamente. Mas para funcionar, é necessário que os títulos mantenham uma ordem decrescente.
Por exemplo, o título da página deve ser em H1, enquanto subtítulo de tópicos principais ficam em H2. Quanto aos subtópicos secundários, o ideal é que eles tenham um formato H3.
Essas e outras estratégias são muito importantes nos conteúdos publicados pela empresa porque valorizam as ações de SEO, ao mesmo tempo em que conseguem atrair mais tráfego para o site.
Nesse sentido, um texto sobre licenciamento ambiental, que aborda o tema de maneira aprofundada e seja otimizado com as melhores estratégias de SEO é capaz de aumentar a visibilidade da marca.
A internet possui uma infinidade de conteúdos e todos os dias novas informações sobre diferentes assuntos são publicadas na web. Conseguir destaque naturalmente não é fácil, por isso tantas empresas investem em estratégias pagas.
Só que elas só vão durar enquanto a marca estiver pagando, por isso, é fundamental trabalhar com ações orgânicas.
Ao investir em marketing de conteúdo, uma clínica especializada em tratamento de síndrome de Burnout vai trabalhar com uma das principais ferramentas de SEO, e com técnicas que vão posicionar o site de maneira mais atrativa nos buscadores.
Assim sendo, quando os potenciais clientes digitarem a palavra-chave usada no conteúdo, o site da marca vai aparecer como sugestão de resposta, fazendo com que mais pessoas visitem o canal da organização.
Considerações finais
A internet se tornou o principal meio de comunicação e informação do mundo, visto que, todos os dias, milhares de páginas são publicadas.
Elas falam sobre os mais variados assuntos, e para se destacar, é necessário oferecer os melhores materiais sobre o tema abordado.
A página também precisa estar preparada para ser reconhecida como uma excelente alternativa para as pesquisas do usuário e ser bem posicionado.
Para alcançar todos esses objetivos, é fundamental investir nas estratégias de SEO, pois elas foram desenvolvidas para aumentar o tráfego do site.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.