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Veja 5 dicas para captar novos clientes imobiliários

Captar clientes é uma estratégia que permite a um negócio crescer constantemente, mas sem depender de fatores que estejam fora de seu controle para alcançar o sucesso.

Todo tipo de empresa precisa ter uma estratégia de captação de clientes bem elaborada, tendo em vista que essa ação é usada por negócios de diversos segmentos e portes e que ajudam a crescer constantemente.

A marca precisa se manter competitiva no mercado, principalmente quando se trata de imobiliárias, um segmento extremamente competitivo e com uma venda tão complexa.

Se o negócio não sabe promover sua competitividade, acaba se expondo a fatores que estão fora de seu controle e que vão determinar seu nível de sucesso.

A captação de clientes é uma etapa fundamental do processo comercial, e nada mais é do que um momento em que os vendedores identificam potenciais clientes e entram em contato com eles, tendo como objetivo final fechar a venda.

Mas para fazer isso, é necessário definir o perfil de cliente ideal e entrar em contato com ele por meio de canais compatíveis com seu perfil, como telefone, e-mail e outros canais digitais.

Para ajudar as imobiliárias, este artigo vai mostrar de que maneira captar clientes imobiliários e dar algumas dicas para aplicá-las ao negócio.

Dicas para captar clientes imobiliários

As imobiliárias são um modelo de negócios que precisam de muita atenção, tendo em vista a negociação complexa que possuem e a importância do produto que oferecem.

São empresas que precisam buscar constantemente novas formas de se destacar, e no que diz respeito à captação de clientes, algumas dicas são:

Conhecer bem o público

Para atrair as pessoas, primeiro uma empresa de manutenção de portão basculante precisa conhecê-las e a mesma situação se aplica às imobiliárias.

Isso é importante porque é necessário direcionar as estratégias de conversão de maneira segmentada, considerando as preferências do público. Essa metodologia é muito mais eficiente do que simplesmente bombardear as pessoas com uma única estratégia.

Para facilitar esse processo, uma dica é usar um software CRM para cuidar da gestão de relacionamento com o cliente. Nele, a imobiliária vai acrescentar todas as informações referentes ao público, tais como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Renda.

Também é possível fazer segmentações mais detalhadas, mas isso vai depender das necessidades e dos objetivos da imobiliária.

Trabalhar com e-mail marketing

O e-mail marketing é um dos melhores canais para manter o público informado sobre as novidades do setor, educar a base de clientes e mostrar para as pessoas como funcionam os serviços prestados e como seus problemas podem ser resolvidos.

É um recurso que faz os indivíduos se lembrarem do negócio, assim, é bem provável que considerem as soluções oferecidas pela imobiliária quando tiverem a necessidade de comprar ou alugar um imóvel.

Assim como no caso de um pronto socorro veterinário 24 horas, as imobiliárias precisam elaborar a mensagem que será enviada, considerando as características de seu público, com isso, vai adequar o conteúdo, de acordo com a demanda.

Existem alguns conteúdos que não são interessantes, como enviar propostas de imóveis para clientes que já compraram uma propriedade com a empresa. Isso acaba transmitindo impessoalidade e dificulta o relacionamento.

Se um casal acabou de comprar um apartamento com a imobiliária, é interessante enviar conteúdos sobre assuntos como dicas de decoração, tendências de reformas, como economizar nas contas e outros assuntos interessantes para quem já tem um imóvel.

Manter os dados atualizados

Além de ter uma base de contatos bem sólida, é fundamental que os clientes possam entrar em contato. A imobiliária precisa manter suas informações atualizadas em todos os canais de comunicação que utiliza.

Também é muito importante ter atenção com os dados dos imóveis divulgados, porque os valores podem sofrer alterações e se o cliente for avisado de última hora, pode perder o interesse na aquisição.

As informações sobre a propriedade também precisam estar atualizadas, por exemplo, falar se a casa possui portão de garagem com social, se já foi vendida, entre outras informações relevantes.

As informações em questão precisam ser atualizadas nas redes sociais, site, blog, catálogos de imóveis e outros canais usados pela imobiliária. Assim, os clientes vão chegar até a empresa com as informações atualizadas.

Estar nas redes sociais

As redes sociais estão presentes no dia a dia das pessoas e é difícil encontrar alguém que não possua pelo menos um perfil. Diante disso, é necessário que o corretor invista em estratégias de captação por meio dessas mídias.

As próprias redes sociais oferecem recursos que ajudam a chamar a atenção dos usuários e fidelizar os clientes. A presença online da imobiliária é fundamental para gerar interesse pelos serviços e fortalecer sua imagem.

Mas não basta apenas criar um perfil para dizer que a imobiliária está por lá. O ideal é fazer como um fabricante de brindes para inauguração de loja e oferecer conteúdos interessantes para os seguidores.

Esses materiais fazem com que as pessoas se lembrem do estabelecimento quando chegar a hora de comprar. É justamente por isso que existe a possibilidade de usar as redes sociais como um catálogo e até mesmo com o canal de atendimento.

Participar de eventos

Para ter um contato mais próximo com os prospects e atraí-los, uma boa dica é participar de eventos, como feiras, workshops e convenções.

Durante esses acontecimentos, a imobiliária terá a oportunidade de conversar com o potencial cliente, fazer com que ele se sinta mais seguro e deixá-lo mais confortável para esclarecer suas dúvidas e fechar negócio.

Dicas para aplicar na imobiliária

Além das estratégias mostradas anteriormente, as imobiliárias podem investir em outras ações para potencializar a captação de clientes.

Além de falar sobre as características do imóvel, como banheira instalação, é importante criar uma página exclusiva para a captação de clientes, como no caso da landing page.

Seu propósito é converter visitantes em leads que serão nutridos para finalmente se transformarem em clientes. São páginas com poucos elementos, mas que trazem uma recompensa para o visitante como moeda de troca.

A imobiliária precisa oferecer alguma coisa de valor para o usuário, por exemplo, um e-book que ele vai baixar depois de preencher um formulário de contato com seus dados.

Dentre as informações que podem ser solicitadas estão o nome, e-mail, tipo de imóvel que a pessoa se interessa em financiar e renda familiar aproximada.

Da mesma forma como o usuário será recompensado, a imobiliária conseguiu informações valiosas para um contato futuro. Depois que a página for preenchida, as informações serão enviadas para o funil de marketing para começar o processo.

A página de captura de uma gráfica especializada em cartão de visita engenheiro civil pode ser criada por meio de algumas ferramentas específicas que também ajudam na criação da landing page das imobiliárias.

Outra dica valiosa é criar um blog para surpreender os potenciais compradores que têm muitas dúvidas em relação ao que fazer durante o processo de compra ou locação de imóveis.

O blog está diretamente relacionado com o marketing de conteúdo, uma das principais estratégias de marketing digital da atualidade. Isso porque é o canal onde esses materiais serão publicados.

São materiais que acionam gatilhos mentais importantes, constroem autoridade da marca, conquistam a confiança dos usuários e ajudam a gerar leads.

Os conteúdos precisam abordar assuntos do interesse do público, ter uma frequência de postagens, além de usar linguagem simples e objetiva.

Uma empresa de aluguel de escora não escreve sobre seus produtos ou sua marca, na verdade, o foco são assuntos do interesse do público mas que estão relacionados ao seu mercado de atuação.

No caso de uma imobiliária, eles vão dar dicas de como comprar imóveis com segurança, se vale mais a pena comprar ou alugar, os documentos necessários para o processo, melhores bairros de determinada cidade para morar, entre outros assuntos relevantes.

Mesmo que o objetivo não seja vender, esses conteúdos mostram que o corretor domina diversos assuntos relacionados ao mercado imobiliário, portanto, os leitores vão se sentir mais confiantes.

Comprar um imóvel é o sonho de muitas pessoas e envolve um planejamento de vida, por conta disso, os compradores estão interessados em tudo o que estiver relacionado a esse universo.

Independentemente de a propriedade ter placa ACM adesivada, entre outras características, o que importa é falar sobre os assuntos de interesse e mostrar que esse nível de confiança só a imobiliária é capaz de oferecer.

Considerações finais

Assim como muitos outros modelos de negócios, as imobiliárias também se digitalizaram e precisam investir em estratégias para captar clientes na internet.

Existem muitas ações e plataformas que podem ser trabalhadas, inclusive aquelas que estão fora do ambiente online, como no caso dos eventos e workshops.

O corretor só precisa escolher as práticas mais adequadas para seu público e seus objetivos e com isso atrair as pessoas certas, convertê-las em leads e gerar boas oportunidades de negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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